Depois de dois dias em queda, a bolsa brasileira deve buscar novamente uma referência no cenário externo, marcado pela volta das preocupações com o aperto monetário na China e com os problemas fiscais da Grécia. No plano doméstico, o destaque corporativo fica com os desdobramentos do leilão da hidrelétrica Belo Monte. Após a desistência do consórcio formado pelas construtoras Odebrecht e Camargo Corrêa de participar do leilão, hoje devem ser conhecidos os grupos que entrarão na disputa ao lado da Eletrobras. Nos Estados Unidos, a agenda de indicadores é fraca traz como principal destaque a divulgação do balanço semanal de pedidos de auxílio-desemprego.
A maioria das bolsas asiáticas encerrou o dia em queda. Os mercados foram pressionados por indicadores negativos americanos, e também pelas preocupações com o endividamento da Grécia.
As bolsas europeias operam em baixa, pressionadas por indicadores econômicos negativos na região, e também pela decisão sobre a taxa de juros. Os investidores estavam aguardando o fim da reunião de política monetária do Banco Central Europeu. O BCE manteve a taxa de juros inalterada em 1%, de acordo com o esperado pelo mercado. Agora, a atenção ficará voltada para a coletiva de imprensa que será concedida às 9h30 pelo presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, na qual espera-se que ele fale da questão da Grécia e sobre o desempenho e expectativas para a economia européia. Nos Estados Unidos, os futuros também operam em baixa, diante do pronunciamento feito ontem pelo presidente do FED, sobre os desafios para a retomada da atividade econômica americana.
IBOVESPA
No dia 0,43%
Março 0,60%
1 mês 2,83%
2010 3,21%
1 ano 61,54%
Mercado Corporativo
POSITIVO INFORMÁTICA DESMENTE RUMORES DE VENDA
A Positivo Informática informou que os rumores de que a companhia poderia ser vendida para a chinesa Lenovo "não têm qualquer fundamento, uma vez que inexiste negociação em curso com a Lenovo." Em fato relevante, a companhia afirmou que, após verificar a ocorrência de um aumento atípico no volume dos negócios com os papéis da empresa no pregão de ontem, bem como uma oscilação acima da média nas cotações das suas ações - e depois de tomar conhecimento de rumores a respeito da suposta venda do seu controle, consultou os acionistas controladores, que negaram a negociação.
BELO MONTE: CAMARGO CORRÊA E ODEBRECHT ESTÃO FORA DO LEILÃO
A desistência das empresas Camargo Corrêa e Odebrecht de participarem do leilão da hidrelétrica de Belo Monte causou preocupação no governo, que esperava contar com três consórcios na disputa. A articulação do governo agora é na tentativa de garantir a participação de pelo menos dois consórcios. O consórcio formado por Andrade Gutierrez, Vale, Votorantim e Neoenergia já havia confirmado interesse em participar do leilão e a terceira opção seria o grupo franco-belga Suez Energy. A Eletrobrás informou ontem que mais de dez empresas se inscreveram para formar consórcios com as subsidiárias da estatal, mas não divulgou nomes nem a formação dos grupos.
Agenda do Dia
EUA: PEDIDOS DE AUXÍLIO-DESEMPREGO ÀS 9H30 - O Departamento do Trabalho divulga às
9h30 os pedidos de auxílio-desemprego na semana até 3 de abril.
EUA: BERNANKE DISCURSA SOBRE POLÍTICA MONETÁRIA ÀS 21H30 - O presidente do
Federal Reserve, Ben Bernanke, discursa sobre política monetária no Centro de Estudos da Presidência e do Congresso, em Washington, às 21h30 (de Brasília).
HAMILTON E TOMBINI PARTICIPAM DE EVENTO DO BC NO RIO À TARDE - O XII Workshop
sobre Economia Internacional e Finanças tem presenças previstas dos diretores do Banco Central,Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, na abertura, às 14h; e Alexandre Tombini, às 17h20. Também estão previstas as presenças do economista-chefe para América Latina do Banco Mundial, Augusto de La Torre; e do economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg.
LULA DISCUTE BANDA LARGA COM MINISTROS A PARTIR DAS 9H30 - O presidente Luiz
Inácio Lula da Silva reúne-se, a partir das 9h30, com os dez ministros que participam do grupo que elabora o Plano Nacional de Banda Larga. Tentam definir as diretrizes da implantação do Plano, destinado a massificar os serviços de internet rápida no Brasil. Um dos pontos da proposta é a criação de uma empresa estatal que seria a operadora dos serviços.
TESOURO REALIZA LEILÃO DE VENDA DE TÍTULOS PÚBLICOS - O Tesouro faz hoje o seu
tradicional leilão de títulos públicos, ofertando LTN, LFT e NTN-F. As portarias com o volume de papéis ofertados serão divulgadas no final da manhã.
MANTEGA FALA ÀS 14H, EM PORTO ALEGRE, APÓS REUNIÃO COM EMPRESÁRIOS - O
ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa às 12h de reunião com empresários na Fiergs, em Porto Alegre. Às 14h, concede entrevista coletiva na sede da entidade.
CNBB DEBATE BELO MONTE COM ELETROBRAS E REPRESENTANTES DO GOVERNO - A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte é tema de um debate, das 10 horas às 12 horas,
organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no auditório da Rede Vida de Televisão, em Brasília, com transmissão ao vivo. Participam do debate: o presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), bispo Erwin Kräutler, do Xingu, representantes do governo federal, da Eletrobras, da Subprocuradoria-Geral da República e do pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, Francisco Del Moral Hernandez.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário