segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RESUMO DO DIA

Iniciamos uma nova semana, mas o humor continua refletindo a volatilidade. Com uma agenda de indicadores econômicos carregada nos próximos dias, era de se esperar um fôlego maior e investidores voltando as compras. Algumas notícias divulgadas hoje foram positivas, mas, infelizmente, as preocupações sobre a recuperação global ainda circulam nas rodas de negócios arrefecendo qualquer ímpeto de alta. Justamente foi isso que aconteceu com o Ibovespa, que abriu em alta e foi perdendo forças no decorrer do pregão. Nos Estados Unidos, as bolsas deram continuidade as quedas da semana passada.

Nos EUA, notícias sobre fusões e aquisições animaram os investidores logo nos primeiro negócios. Entre os poucos indicadores econômicos de relevância divulgados hoje, estava o índice regional de atividade elaborado pela divisão do FED em Chicago, que ficou levemente acima das expectativas, mas não foi suficiente para sustentar o otimismo dos negócios no país.

Na Europa, dados divulgados hoje mostraram que os consumidores nos 16 países que usam o euro se tornaram significativamente menos pessimistas em agosto, embora o índice que meça o nível de atividade da região (PMI – Índice de Produção Manufatureira) tenha desacelerado entre os meses de julho e agosto. Por lá, as bolsas aproveitaram as notícias positivas e fecharam em alta.

Por aqui, o boletim Focus mostrou que a maioria dos economistas ouvidos pelo Banco Central reduziu suas projeções para a inflação deste ano. O IPCA projetado caiu de 5,19% para 5,10%. Já as projeções para o crescimento do PIB de 2010 subiram levemente, de 7,09% para 7,10%.

No mercado corporativo brasileiro destaque para a Vale que ajudou a puxar a queda do Ibovespa. Ao contrário dos ganhos robustos apurados pelas principais mineradoras no exterior, as ações PNA e ON da mineradora brasileira caíram fortemente. Pesou sobre os papéis da companhia a notícia de que a gigante nacional do minério de ferro, juntamente com a chinesa Sinochem, contataram a canadense Potash, que luta contra uma oferta hostil de aquisição da BHP Billiton, sobre a possibilidade de eventuais negociações entre as companhias.

No topo dos destaques de ganhos do Ibovespa estava Brasil Ecodiesel ON, ainda refletindo os recentes rumores de que a companhia seria alvo de aquisição

Nenhum comentário:

Postar um comentário